Câmara de Vereadores de Zortéa realiza primeira Sessão Ordinária de 2026

por Comunicação última modificação 26/01/2026 23h22

A Câmara de Vereadores de Zortéa realizou, na noite de segunda-feira, 26 de janeiro de 2026, no plenário do Legislativo Municipal, a primeira Sessão Ordinária do ano.

Durante a sessão, foram apresentadas seis (06) indicações por escrito, todas submetidas à apreciação do Plenário, conforme o Regimento Interno da Casa.

A Indicação nº 01/2026, de iniciativa do vereador Maicon Fabiano Martinazzo, com apoio dos vereadores Élio João Maria Rodrigues, Edinho Moro, Francisco Piazza, Mateus Pires e Mateus Jung, solicita ao Poder Executivo Municipal a reforma da guarita da comunidade de Volta Grande, no interior do município.

Já a Indicação nº 02/2026, de autoria do vereador Maicon Fabiano Martinazzo, com os mesmos apoios, propõe que o Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, realize o Campeonato Municipal de Futebol de Campo, denominado “Taça Idinei de Campos” (in memoriam).

A Indicação nº 03/2026 solicita que o Poder Executivo Municipal realize um estudo de viabilidade técnica, operacional e financeira para que a Balsa Municipal passe a operar com horário diferenciado durante o período de verão, estabelecendo:

  • Horário normal: das 6h às 20h;

  • Horário de plantão: das 5h às 6h e das 20h às 22h, visando melhor atendimento à população e ampliação do uso do serviço de travessia.

A Indicação nº 04/2026, apresentada pelos vereadores Maicon Fabiano Martinazzo e Edinho Moro, com apoio dos vereadores Élio João Maria Rodrigues, Francisco Piazza, Mateus Pires e Mateus Jung, solicita que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilize a realização de no mínimo dois exames de ultrassom morfológico durante o pré-natal para todas as gestantes do município.

Na Indicação nº 05/2026, o vereador Maicon Fabiano Martinazzo propõe que seja nomeada a ponte sobre o Lajeado dos Porcos, localizada na Rua João Silveira, no Bairro Imigrantes, como “Ponte Dorvalina Endele”.

Por fim, a Indicação nº 06/2026, de autoria dos vereadores Maicon Fabiano Martinazzo e Edinho Moro, solicita que o Poder Executivo Municipal realize a manutenção dos parquinhos infantis do município, com conserto ou substituição de itens danificados e adequação dos equipamentos às normas de segurança. A indicação também sugere o estudo de viabilidade para a disponibilização de monitores, com o objetivo de orientar usuários, preservar os espaços e coibir depredações e atos de vandalismo.

Encerrado o expediente da noite, foi concedido o tempo de 10 minutos na Palavra Livre para que cada vereador pudesse apresentar suas sugestões, opiniões e considerações.